Pesquisa aqui mano

segunda-feira, 1 de julho de 2013

easter eggs do batman 3

BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE:

Robin

Você deve estar se perguntando, “Mas não é segredo mais! Eles até disseram o nome do Robin no final!”. Bem, não é bem este o Easter Egg que estamos falando. Já no trailer, há uma breve cena em que o estádio mostra seus torcedores, e um pequeno símbolo aparece em suas plaquinhas…


Fica claro que se trata de uma referência direta ao parceiro mirim de nosso grande herói. Mas acreditava-se que seria sua única participação no filme, e que surpresa! John Blake é realmente o Robin do filme! Então vamos discutir melhor, analisando quem é Robin:
Dick Grayson – Primeiro a vestir o uniforme, se tornou órfão após o assassinato de seus pais, e mais tarde segiu carreira solo como Asa Noturna, enquanto de dia trabalhava como um oficial da lei.
Jason Todd – Órfão, teve uma trágica e violenta morte nas mãos do Coringa. Trazido de volta à vida por Talia Al Ghul, se tornando mais tarde o anti-herói Capuz Vermelho.
Tim Drake – O jovem Tim descobriu a identidade de Batman por dedução. Ele perde o pai durante a história nas mãos de um vilão.
Os três ex-Robins disputam durante A Batalha pelo Manto para assumir o legado de Batman.
Nos perguntamos então, quem é John Robin Blake? Minha melhor aposta seria, os três Robins num só. Uma nova versão com um mix de todos os parceiros mirins que o Homem Morcego já teve (excluindo é claro os seguintes, que fogem ao padrão).
Certo, agora chega de Robin? Não! Vamos retomar uma cena, da destruição do estádio:


Hines Ward é um jogador de futebol americano, que de fato parece interpretar ele mesmo. Vemos claramente seu nome em sua camisa, mas então devemos nos lembrar de outro nome… Burt Ward! O ator que interpretou o Robin no seriado de TV. Seria uma coincidência, ou Nolan realmente queria planejar o cenário para a ascensão de Robin pelo manto de Batman? Respondo essa com uma pequena citação: “Eu sou um detetive, e detetives não acreditam em coincidências”. Ponto para Nolan!


Senhor Frio (Mr. Freeze)

Não consigo afirmar muito bem se a homenagem não passa de divagação, ou trata-se de uma real referência ao vilão, mas vale pelo menos citar a teoria…
Assim que Wayne resolve sair de sua mansão e auto exílio, ele faz uma visita a Lucius Fox para questioná-lo sobre o andamento de sua empresa. Durante a conversa, Fox faz a seguinte citação: “So you’ve come out of your cryo-sleep.” (algo como “então você decidiu sair de seu sono criogênico”). Em se tratando de Batman, é difícil não se lembrar do Senhor Frio, um velho cientista que ao tentar curar sua mulher, presa em sono criogênico, perde tudo nas mãos dos chefes e torna-se um vilão… frio e solitário.


Cara de Barro (Clayface)

Neste caso, vamos especificar qual universo estamos citando… trata-se de uma personagem do desenho animado dos anos 90, Roland Daggett. Roland é o dono de uma companhia que produz o creme Renuyu, com a propriedade de mudar totalmente a face do usuário. Quando seu produto é proibido, ele passa a vendê-lo ilegalmente para o ator Matt Hagen (nosso futuro Cara de Barro), usando-o para cometer crimes a seu favor. No filme, conhecemos um tal de John Daggett, o dono de uma companhia rival a de Wayne, que acredita manipular Bane a realizar crimes a seu favor. E assim como no desenho, seus planos não dão certo, e seu fim termina nas mãos de seu suposto servo, por um acaso com o rosto destruído por suas mãos… ouch.

Killer Croc

Essa não é uma referência difícil de captar… pelo menos se você já sentiu a tensão de andar pelos esgotos de Gothan nos jogos do Batman. Com o desaparecimento de algumas pessoas no esgoto, e suspeita de atividades de Bane por lá, Gordon mostra porque é um dos caras mais casca-grossa de Gothan, e adentra pessoalmente na escuridão de lá. As coisas não terminam muito bem, e seriamente lesado, tenta advertir seus oficiais sobre os perigos que existem por lá. John Blake acredita no comissário, no entanto é satirizado pelos colegas, que perguntam se ele andou encontrando algum “crocodilo gigante nos esgotos”. Alguma dúvida de que se trata de uma referência ao vilão gigante meio-répil que passa um tempo pelos esgotos de Gothan?



Holly Robinson

Nolan fez seu dever de casa… ou apenas provou que é fã de quadrinhos? Ah, é preciso informar nossos leitores, que Nolan é declaradamente um fã dos quadrinhos de Frank Miller, e aqui vemos a prova clara disso! Holly Robinson é uma jovem colega de Selina Kyle que apareceu pela primeira vez em Batman: Ano um. Há uma considerável mudança na personagem (como acontece com todas as personagens de Nolan), no entanto fica claro que é a velha colega dos quadrinhos que faz sua aparição no filme.



O Poço de Lazarus

A prisão em que Talia e Bane (e posteriormente Bruce Wayne) ficaram presos, pode ser facilmente associada com o famoso Poço de Lazarus. Não existe nem de perto a mesma propriedade mágica dos quadrinhos, mas segue metaforicamente lado a lado. Nos quadrinhos, o poço foi descoberto (no meio do deserto) acidentalmente por Ra’s Al Ghul, quando tentava salvar um príncipe, descobrindo suas propriedades de cura e ressurreição. No entanto, o poço deixou o príncipe insano, levando-o a matar a mulher de Ghul. No filme, o poço é uma prisão “infernal”, em que quem souber superá-la sem ficar louco, poderá superar seus ferimentos (psicológicos), voltando assim renascido.
A TRILOGIA
Nem todos os Easter Eggs ficaram no último filme, mas vale a pena retomar alguns deles para nos situarmos melhor no universo de Batman aos olhos de Nolan.

Zsasz

Freeze, Clayface e Killer Croc não foram os únicos citados. O terrível (e assustador) vilão Zsasz também teve sua participação, e essa foi bem mais viva nas telas! Durante o primeiro filme, Batman Begins, os prisioneiros do Arkhan são todos libertados, e vemos um dos homens de Carmine Falcone em destaque. Ao reparar melhor, vemos marcas de cicatrizes em seu pescoço, 15 cortes… o que nos lembra que Zsasz marcava um corte para cada vítima que assassinava (cruelmente). Ainda bem que não foi um destaque maior no filme, do contrário teríamos um longa muito menos apropriado para o grande público!



Nenhum comentário:

Postar um comentário